User-agent: * Allow: User-agent: Googlebot Allow: User-agent: Googlebot-Image Allow: User-agent: Mediapartners-Google Allow: User-agent: Adsbot-Google Allow:
Você sabia que o estado de Santa Catarina tem inúmeros benefícios fiscais em sua legislação? São os Tratamentos Tributários Diferenciados, popularmente conhecidos como TTDs.
Estes Tratamentos são alternativas de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O mais conhecido e utilizado entre eles é o TTD 409, benefício para importação, no qual o valor de ICMS não é exigido em Santa Catarina, sendo cobrado apenas nas vendas dos produtos.
Ao longo deste conteúdo, vamos entender mais sobre o TTD 409 e seus benefícios. Não deixe de acompanhar. Boa leitura!
Existem três tipos de TTDs, diferenciados pela obrigatoriedade em apresentar uma garantia real ou fidejussória (garantia prestada de forma pessoal por outra pessoa em contrato ou negociação), antecipando parte do ICMS no momento da revisão aduaneira.
De forma geral, os tipos são:
Agora falando exclusivamente do TTD 409, trata-se de um regime tributário específico para empresas do comércio exterior quando relacionado com o ICMS, principalmente na sua base legal com a Lei n. 17.763/2019, anexo II, artigo 1º.
Ele está previsto no regulamento de ICMS de Santa Catarina, presente no anexo II, artigo 246 e foi criado como um tributo diferenciado, desde que tenha relação direta ou indireta com atividades aeroportuárias e portuárias, com o objetivo de melhorar os investimentos, os empregos e a renda do estado.
Lembre-se: para usufruir dos TTDs, os importadores devem estar sediados em Santa Catarina, ou seja, ter matriz ou filial em terras catarinenses.
Não se tem dúvidas de que Santa Catarina continua sendo um dos estados mais competitivos na concessão de benefícios fiscais. Sendo assim, o TTD 409 é um dos tributos mais atrativos.
Entretanto, para usufruí-lo, as empresas devem seguir algumas obrigações. Veja quais são:
As empresas devem se atentar aos riscos da perda do benefício. Isso quer dizer que o TTD 409 pode ser cancelado nos casos em que o contribuinte:
Claro que existem condições capazes de fazer com que você se mantenha sempre ativo com o benefício. Acompanhe as principais:
Usufruir dos benefícios presentes na TTD 409 necessita de duas fases. A primeira ocorre a partir da concessão do benefício fiscal, indo até o 36º mês subsequente. Já a segunda fase tem seu início a partir do 37º mês de concessão, quando o TTD 409 tem uma carga tributária menor, fazendo com que o regime tributário seja mais atrativo.
Entre as inúmeras vantagens obtidas pela TTD 409, destacam-se:
Podemos compreender que a utilização do benefício TTD 409 é uma excelente opção para alcançar novos patamares da sua empresa.
Tenha sempre um planejamento tributário para manter tudo em ordem e não correr riscos de ter o benefício cancelado.
Pensando em melhorar seus negócios e impulsionar suas vendas, nós da Alfacon estamos prontos para tirar suas dúvidas sobre o assunto, tornando a sua organização mais competitiva no mercado de atuação.
Fale com um de nossos especialistas hoje mesmo!