User-agent: * Allow: User-agent: Googlebot Allow: User-agent: Googlebot-Image Allow: User-agent: Mediapartners-Google Allow: User-agent: Adsbot-Google Allow:
Por conta da Reforma da Previdência, um novo cálculo de alíquotas passou a valer em 2023 na tabela de contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
No entanto, o salário mínimo passou a ser de R$ 1.320, conforme divulgado pelo Diário Oficial da União (DOU), seguindo a Medida Provisória nº 1.172/23.
Assim, o reajuste passou a servir como base para as novas alíquotas do INSS, sendo essa porcentagem a responsável pelos impostos sobre o salário-mínimo.
Ao longo deste texto, poderemos compreender melhor o funcionamento da tabela de contribuição, o cálculo do calendário do INSS e as alíquotas em 2023. Boa leitura!
A tabela de contribuição do INSS em 2023 é baseada em divisões entre empregados domésticos, trabalhadores avulsos e contribuintes individuais.
Sendo assim, um contribuinte individual conta com uma alíquota que varia de 11% a 20% sobre um valor entre o salário-mínimo e o teto do INSS. Além disso, existe a possibilidade de recolher 11% sobre o salário-mínimo. Já para o segurado especial, a alíquota é de 1,3% sobre o valor da receita bruta de produção rural.
Também existe a contribuição dos microempreendedores individuais (MEIs), que é de 5% mediante a quantia do salário-mínimo, com possibilidade de as alíquotas serem complementadas, limitadas a 20%.
Por último e não menos importante, os segurados facultativos também estão presentes na tabela de contribuição do INSS. A alíquota é de 20% sobre o valor do salário-mínimo e o teto do INSS, havendo também a possibilidade de serem recolhidos 11%.
De forma geral, os facultativos se enquadram no requisito de baixa renda e pode haver a alíquota de 5% sobre o salário-mínimo.
Verificar a data do pagamento dos benefícios do INSS em 2023 é simples. Basta consultar o número final presente no cartão do beneficiário, sem considerar o dígito que aparece logo após o traço.
Além disso, é possível saber o dia de pagamento através da plataforma Meu INSS, na aba “Extrato de Pagamento de Benefício”. Desse modo, a data será mostrada de acordo com o valor recebido, junto com o número final e o valor (um salário-mínimo ou mais).
Segundo a Portaria Interministerial MPS/MF nº 27 de 4 de maio de 2023, a tabela do INSS foi atualizada e passou a ter novas alíquotas. As porcentagens vão de acordo com o valor recebido pelo contribuinte, levando em consideração o salário-mínimo federal, de R$ 1.320.
Ademais, as novas alíquotas são válidas para trabalhadores enquadrados no regime CLT, empregados domésticos e, também, colaboradores que contribuem de maneira avulsa com o INSS.
Os beneficiários que já recebem auxílio por aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-doença passarão a receber o novo valor do salário-mínimo e ainda se enquadrarão nas novas alíquotas no mês de maio de 2023.
Assim, podemos compreender que a nova tabela com valores atualizados já está valendo e vai refletir nos processos previdenciários e no valor da contribuição do INSS.
Esperamos que tenha gostado do assunto. Para não perder mais nada, acompanhe o blog da Alfacon Contabilidade!