User-agent: * Allow: User-agent: Googlebot Allow: User-agent: Googlebot-Image Allow: User-agent: Mediapartners-Google Allow: User-agent: Adsbot-Google Allow:

Conheça as principais nomenclaturas do setor contábil

Tudo o que você precisa saber sobre o auxílio contábil
Reduza a burocracia e economize tempo com o auxílio contábil
21 de setembro de 2023
Conheça o Código Fiscal de Operações e de Prestações
Saiba o que é e para que serve o CFOP
3 de outubro de 2023

As siglas presentes na contabilidade podem ser um verdadeiro problema, principalmente para quem não está acostumado com os termos técnicos do setor.

Por isso, entendê-las se torna essencial para que empresários ou gestores possam tomar decisões financeiras que sejam, além de assertivas, eficientes.

Sabemos que a contabilidade é a principal responsável pelo registro e pela organização dos dados financeiros, fornecendo análises completas de cada situação. Assim, a partir do momento que as siglas são compreendidas, torna-se mais fácil realizar análises precisas, elaborar estratégias financeiras eficientes e tomar decisões corretas.

Para ajudar você, separamos as principais siglas contábeis, explicando o real significado de cada uma delas.

Vamos juntos desvendá-las!

Principais siglas da contabilidade

Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)

Trata-se de uma contribuição social incidente no faturamento das empresas. Com alíquotas variáveis para cada modalidade, é destinada ao financiamento da seguridade social.

IRPJ (Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas)

Imposto federal que incide sobre o lucro das empresas. Deve ser pago por pessoas jurídicas. Tem alíquotas variáveis conforme o tipo de empresa.

PIS (Programa de Integração Social)

Programa de benefícios sociais elaborado pelo governo federal. É financiado por contribuições mediante imposto sobre faturamento das empresas, sempre com foco no desenvolvimento de programas sociais de incentivo à economia.

Defis (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais)

Declaração que deve ser entregue, todos os anos, pelas microempresas e empresas de pequeno porte que optaram pelo Simples Nacional. Essa obrigação acessória informa para a Receita Federal a real situação socioeconômica e fiscal em que essas organizações se encontram.

NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)

Documento fiscal eletrônico que deve ser emitido para as empresas comprovarem a venda dos seus produtos ou serviços. A sua emissão é obrigatória em todas as transações comerciais que forem realizadas.

ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação)

Esse imposto estadual deve ser pago pelas empresas responsáveis por realizarem operações de venda dos produtos ou que prestem serviços de Transporte e Comunicação em todo o território nacional.

CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)

Contribuição federal que atua sobre o lucro líquido das empresas, sendo destinada ao financiamento da seguridade social. As alíquotas variam conforme a modalidade empresarial.

ECF (Escrituração Contábil Fiscal)

Documento utilizado para declarar informações fiscais e contábeis da empresa. Deve ser entregue pelas organizações diretamente à Receita Federal. 

Sped (Sistema Público de Escrituração Digital)

Sistema que permite transmitir informações contábeis das empresas para a Receita Federal, visando simplificar a prestação de contas e obter melhor controle fiscal.

ISS (Imposto sobre Serviços)

Imposto incidente nas prestações de serviço. É pago pelas empresas que realizam serviços para uma determinada cidade ou município.

DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

Essa demonstração apresenta o resultado financeiro da empresa em determinado período, utilizando análises de lucro e rentabilidade dos negócios.

Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais)

Documento muito usado para recolher tributos federais, como IRPF, IRPJ e CSLL.

É fundamental que as empresas se mantenham sempre atualizadas com essas nomenclaturas e não deixem de contar com uma contabilidade de confiança para auxiliá-las.

A Alfacon Contabilidade conta com enorme expertise, garantindo que tudo se mantenha em conformidade e evitando problemas fiscais, e atualizada sobre todas as novidades do universo contábil. Venha bater um papo conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(47) 2122-7748
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO