User-agent: * Allow: User-agent: Googlebot Allow: User-agent: Googlebot-Image Allow: User-agent: Mediapartners-Google Allow: User-agent: Adsbot-Google Allow:
As siglas presentes na contabilidade podem ser um verdadeiro problema, principalmente para quem não está acostumado com os termos técnicos do setor.
Por isso, entendê-las se torna essencial para que empresários ou gestores possam tomar decisões financeiras que sejam, além de assertivas, eficientes.
Sabemos que a contabilidade é a principal responsável pelo registro e pela organização dos dados financeiros, fornecendo análises completas de cada situação. Assim, a partir do momento que as siglas são compreendidas, torna-se mais fácil realizar análises precisas, elaborar estratégias financeiras eficientes e tomar decisões corretas.
Para ajudar você, separamos as principais siglas contábeis, explicando o real significado de cada uma delas.
Vamos juntos desvendá-las!
Trata-se de uma contribuição social incidente no faturamento das empresas. Com alíquotas variáveis para cada modalidade, é destinada ao financiamento da seguridade social.
Imposto federal que incide sobre o lucro das empresas. Deve ser pago por pessoas jurídicas. Tem alíquotas variáveis conforme o tipo de empresa.
Programa de benefícios sociais elaborado pelo governo federal. É financiado por contribuições mediante imposto sobre faturamento das empresas, sempre com foco no desenvolvimento de programas sociais de incentivo à economia.
Declaração que deve ser entregue, todos os anos, pelas microempresas e empresas de pequeno porte que optaram pelo Simples Nacional. Essa obrigação acessória informa para a Receita Federal a real situação socioeconômica e fiscal em que essas organizações se encontram.
Documento fiscal eletrônico que deve ser emitido para as empresas comprovarem a venda dos seus produtos ou serviços. A sua emissão é obrigatória em todas as transações comerciais que forem realizadas.
Esse imposto estadual deve ser pago pelas empresas responsáveis por realizarem operações de venda dos produtos ou que prestem serviços de Transporte e Comunicação em todo o território nacional.
Contribuição federal que atua sobre o lucro líquido das empresas, sendo destinada ao financiamento da seguridade social. As alíquotas variam conforme a modalidade empresarial.
Documento utilizado para declarar informações fiscais e contábeis da empresa. Deve ser entregue pelas organizações diretamente à Receita Federal.
Sped (Sistema Público de Escrituração Digital)
Sistema que permite transmitir informações contábeis das empresas para a Receita Federal, visando simplificar a prestação de contas e obter melhor controle fiscal.
Imposto incidente nas prestações de serviço. É pago pelas empresas que realizam serviços para uma determinada cidade ou município.
Essa demonstração apresenta o resultado financeiro da empresa em determinado período, utilizando análises de lucro e rentabilidade dos negócios.
Documento muito usado para recolher tributos federais, como IRPF, IRPJ e CSLL.
É fundamental que as empresas se mantenham sempre atualizadas com essas nomenclaturas e não deixem de contar com uma contabilidade de confiança para auxiliá-las.
A Alfacon Contabilidade conta com enorme expertise, garantindo que tudo se mantenha em conformidade e evitando problemas fiscais, e atualizada sobre todas as novidades do universo contábil. Venha bater um papo conosco!