User-agent: * Allow: User-agent: Googlebot Allow: User-agent: Googlebot-Image Allow: User-agent: Mediapartners-Google Allow: User-agent: Adsbot-Google Allow:

8 dicas para diminuir custos na sua organização

Saiba o que é e como emitir a Inscrição Estadual
Inscrição Estadual: tudo o que você precisa saber sobre o assunto
10 de outubro de 2023
Entenda a importância do setor contábil para as folhas de pagamento
Importância de integrar a folha de pagamento com serviços de contabilidade
26 de outubro de 2023

É comum que gestores decidam cortar ou reduzir as despesas, principalmente em um momento de crise.

Contudo, nem sempre as ideias são boas. Grande parte acredita que delimitar a quantidade de colaboradores e eliminar os gastos mínimos, como o café, farão com que os custos diminuam.

Porém não é eficaz. A organização deve compreender que isso demanda trabalho constante e auxílio de todos os colaboradores. 

Neste conteúdo, será possível analisar inúmeros meios para diminuir custos de maneira saudável na sua empresa. Continue acompanhando!

Comece entendendo quais os custos de uma organização

O primeiro passo para começar a reduzir os custos da sua empresa é conhecê-los, pois só assim será possível eliminá-los sem que a operação seja prejudicada.

Uma empresa conta com custos fixos e custos variáveis.

Custos fixos

Aqueles custos que sempre serão os mesmos, independentemente de como esteja a produção ou a quantidade de vendas, por exemplo. Fazem parte o aluguel, a folha de pagamento, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), os seguros etc.

Custos variáveis

São todos aqueles que aumentam e diminuem de acordo com a sua produção ou a quantidade de vendas. A comissão paga aos vendedores em um varejo é um custo variável, por exemplo. Além disso, a conta de luz, a compra de produtos para revenda e os impostos se encaixam nessa categoria.

Veja 8 dicas de como reduzir custos na sua empresa

Reduzir custos empresariais é uma tarefa complexa e que demanda atenção. Pensando nisso, separamos oito dicas para que você consiga gastar menos sem perder a qualidade e a eficiência da organização e dos seus colaboradores.

1. Reduza os custos fixos

Existem algumas formas de economizar as despesas fixas. O controle dos custos com a energia elétrica é um ponto que faz toda a diferença, assim como a reutilização de água.

Por outro lado, os gastos variáveis demandam um gerenciamento minucioso para encontrar falhas e reduzir consumos excessivos. Assim, a diminuição se faz presente em meio a uma gestão bem elaborada.

2. Aposte no home office

Muitas pessoas se sentem mais motivadas quando podem exercer suas atividades laborais onde quiserem. Assim, o home office pode ser uma boa opção para a sua empresa, afinal, com colaboradores fora do escritório, é possível economizar energia, mobiliários, materiais e muitas outras coisas.

3. Opte pela terceirização de atividades não relacionadas ao seu negócio

A terceirização é uma das muitas ideias para a redução de custos nas empresas. Setores de contabilidade, Tecnologia da Informação (TI), assessoria jurídica, segurança e limpeza são alguns dos muitos serviços que podem ser contratados e, consequentemente, diminuir os gastos.

4. Utilize a estratégia dos bancos de horas

Em vez de realizar o pagamento de horas extras, você pode utilizar o banco de horas, que dá aos colaboradores a possibilidade de utilizar o tempo que permaneceram a mais na empresa como dias de folga.

Você estará economizando, e o colaborador poderá ter mais tempo livre para descanso.

5. Sempre negocie dívidas e tarifas

Manter contato com o seu gerente de contas pode ajudar na hora de negociar tarifas. Infelizmente estamos acostumados a pagar altos índices de juros em dívidas, principalmente em empréstimos.

Manter-se atento às melhores maneiras de estar com o caixa positivo é uma boa solução para reduzir custos. Por exemplo, em vez de dividir uma compra em 12 vezes, procure negociar em menores parcelas.

6. Realize contratações certas

Contratar de maneira correta é fundamental, considerando que a opção de um trabalhador com habilidades especializadas em uma determinada área torna a equipe ainda mais eficiente.

Entretanto, quando esses colaboradores não compreendem como concluir um serviço, acabam gastando tempo, o que pode acarretar em perdas. Concentrar-se em contratações adequadas é não se preocupar se a equipe sabe o que vem realizando e ter a certeza de que tudo sairá dentro do esperado.

7. Elimine hábitos de desperdício

É importante sempre buscar formas de tornar o negócio mais eficiente, assim, reduzindo o desperdício de materiais e tempo. Procure incentivar os seus colaboradores a adotarem soluções mais sustentáveis, como levar os próprios copos. É um ato simples, mas que faz bem para o planeta e o seu bolso, uma vez que esse gasto poderá ser eliminado.

8. Conte com uma equipe de contabilidade

A contabilidade é uma ferramenta poderosa e necessária para a gestão de custos. Com esse auxílio, é possível ter o controle de todas as movimentações financeiras e a análise dos gastos, a fim de identificar em que a redução pode ser aplicada.

Por isso, conte sempre com serviços especializados que vão ajudar na hora de encontrar as melhores soluções para o negócio.

Fale hoje mesmo com a equipe Alfacon Contabilidade e tenha todo o apoio necessário para o desenvolvimento, o crescimento e a economia da sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(47) 2122-7748
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO