User-agent: * Allow: User-agent: Googlebot Allow: User-agent: Googlebot-Image Allow: User-agent: Mediapartners-Google Allow: User-agent: Adsbot-Google Allow:
Todos os anos, os brasileiros precisam declarar o Imposto de Renda. E junto com as declarações, existe o medo de cair na chamada malha fina. Mas você sabe o que é e como evitar esse problema?
Ao longo deste conteúdo, será possível entender melhor sobre o assunto e ainda conferir dicas para evitar problemas com a Receita Federal. Boa leitura!
A expressão “malha fina” quer dizer que a Receita Federal identificou erros nas declarações. Essas divergências podem acontecer por valores errados, omissões de rendimentos e até informações cadastrais incorretas.
Todas as declarações enviadas para a Receita Federal são verificadas de maneira eletrônica por dispositivos próprios da Secretaria Especial da Receita. Essa verificação se inicia logo que as primeiras documentações são recebidas.
Um ponto importante é que não apenas as declarações de contribuintes, mas também de empresas e instituições financeiras podem cair na malha fina.
Você caiu na malha fina e não sabe o que fazer? Se isso aconteceu, é porque erros foram encontrados na sua declaração. Com isso, ela ficará retida até que sejam corrigidos.
De acordo com a legislação tributária, os contribuintes podem realizar as modificações necessárias, desde que o procedimento fiscal não tenha sido instaurado. Isso quer dizer que, antes mesmo de receber uma notificação sobre esse erro, procure se informar, com o auxílio de um contador, se você caiu ou não na malha fina para que consiga corrigir a situação.
Para saber se você realmente caiu na malha fina, basta acessar seu extrato de declarações e buscar por “Pendências de malha” no site ou app “Meu Imposto de Renda”. Ali estarão quais os motivos de a Receita ter retido sua declaração, onde esses erros estão e, ainda, quais informações devem ser comprovadas.
Lembre-se de se informar se está ou não na malha fina o quanto antes, para que assim as correções sejam realizadas antes do início da instauração do procedimento. Quando o contribuinte deixa de fazer essa correção, ele recebe uma multa equivalente a 75% do valor do imposto devido, com exceção de erros mínimos.
De acordo com a Receita Federal, a correção pode ser realizada por duas formas, em que:
Além de saber como corrigir sua Declaração do Imposto de Renda, é fundamental entender como evitar cair na malha fina. Nada melhor do que fugir desse transtorno logo no início.
As dicas a seguir são essenciais na hora de realizar a sua declaração, de forma correta e longe de problemas. Acompanhe:
Com todas essas dicas, fica mais difícil ter uma Declaração de Imposto de Renda com erros, não caindo na malha fina e evitando dores de cabeça com a Receita.
Quanto antes a sua declaração for realizada, mais tempo terá para correções se necessário, sem esquecer que a restituição também acontece de maneira mais agilizada.
Ademais, realize sua declaração atentamente para evitar problemas com a Receita. Além disso, conte com uma empresa de contabilidade que entende do assunto e que está pronta para declarar corretamente as suas informações.
Clique aqui e fale conosco agora mesmo!